Como dirigir uma Pickup

O sucesso dos utilitários popularizou um tipo de carro tecnicamente rústico: a pickup. Milhares de pessoas puderam ter a sua para desfilar acima dos outros motoristas e sentir-se mais “segura”. Só que muitas desconhecem o comportamento atípico delas em situações adversas.

Ainda fabricadas sobre chassi, as pickup médias e grandes têm um Centro de Gravidade elevado devido à concentração de massas (chassi, motor, câmbio, diferencial, passageiros e carga) numa altura incompatível com a suspensão dianteira mole e pneus de laterais flexíveis.

E para agravar esses defeitos há a suspensão traseira excessivamente rígida – para adequar-se à arcaica lei do uso do Diesel – que produz efeitos indesejáveis. Para amenizar esses defeitos os fabricantes instalam direções lentas e muitos proprietários carregam lastro na caçamba, duas soluções para maior segurança.

E outros cuidados devem ser tomados durante a condução. O motorista deve ter maior capacidade de previsão e antecedência. Isso porque os freios não são tão eficazes e perdem eficiência  rapidamente, devido ao peso do veículo.

A suspensão dianteira macia dá margem à transferência de massas e ao descontrole em frenagens fortes. Como em todo veículo alto, o Eixo de Rolagem Longitudinal, determinado pelos pontos de fixação das suspensões, está muito abaixo do CG.

Isso faz com que haja atraso e maior risco nos desvios bruscos (às vezes é melhor passar pelo obstáculo). As curvas precisam de atenção, já que nenhuma pickup oferece ESP e nelas os sobresterços são iminentes.

O que faz o motorista esquecer-se dessas e muitas outras dicas de segurança é a tração traseira e o elevado torque aliados ao cativante ruído da turbina, além da sensação de segurança. De fato são bem interessantes de sentir, mas a velocidade de viagem deve ser sempre inferior à de um automóvel pequeno.

Infelizmente, muitos picapeiros são bem afoitos quando precisam ultrapassar e adoram fazer manobras arriscadas. Como certos tipos de veículo, pickup com chassi exigem cuidados e não toleram imperícia.

About these ads

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.