Due

O design jovial da nova geração do Uno, com livre inspiração no Panda italiano, toques de Cinquecento e lembrando a muita gente o Renault Twingo, conquistou o mercado. E uma bela fila de espera de 45 dias se formou. Também por conta da cor amarela desse Uno da Quarentena, o carro lançado há um mês continua atraindo olhares e arrancando suspiros.

No período de alguns anos, tive quatro Unos. Movidos a gasolina, a álcool, com duas e quatro portas, motores 1.3 e 1.5. Era o carro que cabia no meu orçamento, tinha a medida de minhas necessidades da rotina diária, era econômico, prático. E duro. Passar por uma pequena ondulação no piso era solavanco na certa.

Esse desconforto não foi herdado pela nova versão. O nome foi mantido, mas, economia de combustível à parte, as duas gerações são incomparáveis. Os materiais de acabamento evoluíram, agradam ao tato. Mas as montadoras têm de matar custo em algum lugar, e concessões precisam ser feitas – ao menos nesta versão 1.0 Vivace. O ajuste dos retrovisores é feito por pequenas alavancas, e lá se foram as teclas dos vidros elétricos para o painel. Não chega a ser uma localização ruim, mas há uma preferência generalizada pelos comandos nas portas. Bom é que, com a ignição ligada, as teclas têm iluminação própria.

O motor 1.0 de 75 cv deu conta da ladeira brava do caminho de casa. E, o que é melhor, sem fazer muito barulho. Já não se pode dizer o mesmo do conjunto geral: há ruídos no painel, com 4 mil km rodados. Vamos ficar de ouvidos atentos a esses barulhos. Esse novo Uno poderia até se chamar Due, mas não basta o carro ser “uma gracinha”.

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AVISO: Matéria feita e exibida pela equipe do revistaautoesporte.globo.com

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